Alguém já se deu conta de que Wolfenstein 3D é essencialmente um jogo de labirinto? Só quem esteve no interior dos domínios da Id Software pode afirmar isso com certeza: é possível que num primeiro momento o Wolf3d tenha sido idealizado apenas como um jogo de labirinto em três dimensões, onde o jogador no máximo coletaria itens pelo caminho. Porém, talvez os desenvolvedores perceberam que o público não acharia aquilo suficientemente divertido (justamente por ser em três dimensões, o que impediria a visão do labirinto como um todo), e assim decidiram incluir inimigos atiradores e mordedores.
A meu ver, jogos de labirinto puros só têm graça mesmo se puderem ser vistos do alto, pois é necessário olhar os outros caminhos que não levam a parte alguma para que se estabeleça completamente o desafio de se achar o caminho correto. Agora um labirinto como o do Wolfenstein 3D só poderia ser resolvido mesmo por sorte (tentativa e erro), e seria extremamente enfadonho se não houvesse algo mais a se resolver nele (coletar itens e livrar-se dos inimigos).
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