domingo, 8 de janeiro de 2017

Doom 1 [Labirinto]



Este é outro exemplo de "jogo de labirinto" lançado pela Id Software em 1993. Neste game há um possível indicativo de que a ideia original da empresa era mesmo que esses jogos fossem de labirinto: ao se pressionar a tecla TAB durante o jogo, o jogador tem acesso ao mapa da fase, que evidentemente é mostrado como uma planta baixa. Com alguma boa vontade pode-se ver este mapa como um labirinto, pois na verdade, só para contrariar a minha hipótese, a planta baixa é construída aos poucos à medida que o jogador avança, o que inicialmente destrói o conceito de labirinto. Talvez os desenvolvedores tivessem evitado implementar o mapa completo da fase logo no início para evitar que ele se tornasse um cheat no game, fazendo com que muitos deixassem de apreciar a beleza dos cenários 3d e outros detalhes para ficar jogando só com o mapa ativo. E já pensou se além do mapa completo ainda fossem mostrados os monstros em forma de ícone, em vista aérea? Aí haveria duas formas de jogar o game: em 3d e em vista aérea, sendo que esta última proporcionaria mais vantagens ao jogador do que a primeira.
 

sábado, 7 de janeiro de 2017

Wolfenstein 3D [Labirinto]


   
Alguém já se deu conta de que Wolfenstein 3D é essencialmente um jogo de labirinto? Só quem esteve no interior dos domínios da Id Software pode afirmar isso com certeza: é possível que num primeiro momento o Wolf3d tenha sido idealizado apenas como um jogo de labirinto em três dimensões, onde o jogador no máximo coletaria itens pelo caminho. Porém, talvez os desenvolvedores perceberam que o público não acharia aquilo suficientemente divertido (justamente por ser em três dimensões, o que impediria a visão do labirinto como um todo), e assim decidiram incluir inimigos atiradores e mordedores.

A meu ver, jogos de labirinto puros só têm graça mesmo se puderem ser vistos do alto, pois é necessário olhar os outros caminhos que não levam a parte alguma para que se estabeleça completamente o desafio de se achar o caminho correto. Agora um labirinto como o do Wolfenstein 3D só poderia ser resolvido mesmo por sorte (tentativa e erro), e seria extremamente enfadonho se não houvesse algo mais a se resolver nele (coletar itens e livrar-se dos inimigos).

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Windows 3D Maze Screensaver [Labirinto]



Esta é uma famosa proteção de tela do Microsoft Windows 95 que demonstra a essência de um labirinto: um caminho certo que leva à saída, perdido entre outros caminhos que não levam a parte alguma.

Este labirinto foi usado na época para ilustrar a sensação de operar o Windows: a partir do botão "Iniciar", o usuário começava a navegar pelo sistema e fazia o seu caminho dentre tantos outros possíveis, dependendo de seus objetivos.

Nota-se a grande semelhança deste screensaver com o game Wolfenstein 3D, que apresenta uma vasta sequência de labirintos. É provável que a ideia inicial do game tenha sido realmente apresentar apenas labirintos em três dimensões, e que a adição de inimigos atiradores tenha sido implementada apenas para dar um pouco mais de sentido ao game.

Data da postagem do vídeo: 10 de julho de 2012
Duração do vídeo: 14:47
URL: https://www.youtube.com/watch?v=oRL5durPleI